Empréstimo Consignado Fraudulento pode desestabilizar a economia familiar, diante de tamanha injustiça descubra com esse artigo como evitar esse golpe ou resolver essa trágica situação da maneira adequada.
O QUE VOCÊ DEVE FAZER CASO TENHA CAÍDO NESTE GOLPE
Os casos de fraude de crédito consignado só aumentam, deixando os consumidores em uma posição realmente vulnerável, pois ficam sem saber a quem recorrer.
Ou seja, existe várias formas de aplicar esse golpe, surpreendidos com descontos em seus benefícios ou até mesmo que fazem o empréstimos porém não recebem o valor.
É claro que, se o empréstimo for contraído pelo cliente, ele deverá ser creditado na conta corrente de quem passou a pagar as parcelas mensais – há de salientar que muitas vezes o valor vai para a conta do segurado, que não autorizou o empréstimo ou ainda pode ir para a conta de terceiros, lesando ainda mais o segurado.
Evidentemente, quando o cliente tiver conhecimento da prática de irregularidades, deverá contactar o banco com o objetivo de denunciar a fraude, de forma a impedir que os descontos ilegais sejam efetuados em seu nome, e ir até uma delegacia e fazer um boletim de ocorrência.
No entanto, muitas vezes, apesar desses procedimentos não há solução administrativa para esse problema e as instituições financeiras geralmente nada fazem para impedir as ações ilegais, porque o processo de verificação e comprovação da ilegalidade é muito lento.
Também é comum por parte do banco segurar o valor do empréstimo mensal deixando o consumidor sem o necessário ao mínimo da existência e ofendendo, assim, à dignidade da pessoa consagrada no artigo 1º da Constituição Federal.
BANCOS E SEUS ABUSOS! FIQUE ATENTO!
Consumidores muitas vezes tentam, sem sucesso, fazer contato administrativo com a instituição bancária, porém elas se recusam resolver a situação. Os bancos permanecem inertes quando alertados sobre fraudes e não fazem nada para evitar o desconto.
Sem elevar o nível de segurança do sistema, vale a pena considerar o que as instituições financeiras sabem sobre fraudes no crédito consignado.
Por sua vez, a presença de fraude de terceiros não isenta o fornecedor (instituição bancária) da responsabilidade perante os consumidores de boa-fé, mas garante o direito de regresso contra qualquer terceiro responsável.
No caso de EMPRÉSTIMO CONSIGNADO FRAUDULENTO você tem direito a Danos morais, previsto em nossa Constituição.
A vítima que teve seus direitos não patrimoniais violados deve receber, caso a caso, uma quantia em dinheiro para indenizá-la pela dor e humilhação que sofreu.
Ainda que possa parecer uma ideia distante da realidade da maioria da população, isso pode evitar a realização desse crime e novas tentativas. Assim quando o juiz decide punir o criminoso a pagar um valor determinado, esse valor é uma compensação, tanto moral quanto psicológica, capaz de compensar ou remediar a dor causada.
Assim o equilíbrio da justiça, mesmo em um sistema onde as instituições financeiras são mais protegidas, consegue ter seu ponto de equilíbrio, criando meios os cidadãos de boa-fé reivindicarem seus direitos.